sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Projecto de construção de Centro Empresarial pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova e Grupo Lena

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova e o Grupo Lena vão construir um centro empresarial nas antigas instalações da Sotima, em Proença-a Nova, num espaço abandonado e sem actividade que chegou a ser uma unidade de transformação de madeiras com centenas de postos de trabalho.

Os projectos a desenvolver de imediato são o resultado de uma parceria público privada que une a autarquia e o referido grupo empresarial, com objectivo de revitalizar um projecto abandonado há cerca de 10 anos e que chegou a ser o principal empregador da região.
A parceria agora consumada resulta de um desafio colocado pela Câmara de Proença-a-Nova ao Grupo Lena com o objectivo de relançar os sectores tradicionais do concelho, nomeadamente as actividades da fileira florestal.

O projecto prevê a requalificação para fins industrias de uma área de 250 mil metros, (dos quais 27 mil m2 de espaço coberto) bem como a beneficiação de cerca de 100 mil m2 para área florestal e agrícola. As obras irão exigir um investimento total que ultrapassa o montante de 50 milhões de euros.

Apesar de aberto a diversas actividades empresariais, o futuro complexo terá uma vocação especial para as empresas ligadas à fileira florestal e ao desenvolvimento de energias renováveis, pelo que toda a concepção e desenvolvimento do projecto estará a cargo da Lena Ambiente, empresa que opera em vários pontos do país desenvolvendo várias actividades no sector do ambiente, integrando a Holding do Grupo Lena para o Ambiente & Energia.

A zona a requalificar será objecto de cuidados estudos ambientais, com o objectivo de se afirmar como exemplo de sustentabilidade, devidamente alicerçado em princípios ecológicos e em total harmonia com a natureza.

O objectivo que temos pela frente “é muito ambicioso e queremos que seja um exemplo na forma como são pensados, projectados e geridos os projectos de requalificação industrial”, afirma o administrador da Lena Ambiente e Energia, Paulino da Silva.

Para o mesmo responsável, “o objectivo é conjugar e compatibilizar os valores de excelência ambiental com as necessidades de relançamento da actividade económica numa região com características tão específicas”, princípios que “foram pela nossa empresa entendidos como relevantes ao interpretarmos os desafios e exigências que a autarquia nos apresentou”.

“A realização deste investimento permitirá a Proença-a-Nova, no coração do Pinhal Interior, assumir-se como um dos mais importantes pólos de desenvolvimento e emprego do interior do país, valorizando a floresta e vastas áreas consumidas pelas chamas”, sintetiza o Presidente da Câmara, Eng. João Paulo Catarino. A aposta do Grupo Lena neste projecto é a resposta ao desafio lançado pela autarquia, no sentido de abrir uma nova página no desenvolvimento empresarial de toda a região do Pinhal Interior.
As obras do futuro centro empresarial deverão arrancar no segundo trimestre do ano em curso, com a requalificação do espaço industrial existentes, seguindo-se depois a intervenção em toda a área envolvente.

Sem comentários: