quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

07/01 - "Os livros ardem mal" com Joaquim Furtado no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra


A iniciativa Mensário da Actualidade Editorial do TAGV - “Os livros ardem mal” - regressa a 7 de Janeiro, com o jornalista Joaquim Furtado. A conversa irá, naturalmente, girar à volta dos livros.

O café-teatro do TAGV irá receber na segunda-feira, 7 de Janeiro, às 18H00, a primeira edição de 2008 do Mensário da Actualidade Editorial “Os livros ardem mal”. Neste início de ano, António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Bebiano convidaram o jornalista Joaquim Furtado para uma conversa que, naturalmente, irá girar à volta dos livros, mas que também deverá fazer uma incursão ao balanço editorial de 2007. A entrada é livre.

Num co-organização TAGV, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, e na sequência de “Escaparate. Mensário da Actualidade Editorial”, a iniciativa mensal que agora leva o nome “Os Livros Ardem Mal” (tomado de empréstimo ao autor galego Manuel Rivas) propõe um encontro mensal sobre e a pretexto de livros recentemente editados, num painel constituído por António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Bebiano, todos docentes na Universidade de Coimbra, em áreas como a Literatura, a Antropologia e a História. As sessões serão transmitidas, em diferido, pela Rádio Universidade de Coimbra. Joaquim Furtado (nascido em 1948, em Penamacor) passou pela Rádio Universidade e iniciou a sua actividade como profissional a partir de 1970, fazendo programas e jornalismo no Rádio Clube Português, Rádio Renascença, Diário de Lisboa e RDP.

Entre 1975 e 2002 trabalhou na RTP, tendo integrado as redacções do Telejornal, Informação 2, Grande Reportagem, Portugal sem Fim e Jornal das 9. Foi autor e apresentador dos programas “Falar Claro” e “Casa Comum” e co--autor da série “Anos 70, imagens de uma década”, com Joaquim Vieira, Solano de Almeida e Perez Metelo. Ainda na RTP, desempenhou as funções de director-coordenador de Informação e Programas, entre 1996 e 1998. Esteve entre os jornalistas que lançaram o jornal Gazeta da Semana e a revista Grande Reportagem. Recebeu vários prémios de jornalismo. Autor do livro “Na Ilha de Mussa-bin-biki”, Amigos do Livro, Editores, 1984, foi provedor do Leitor do jornal Público no ano de 2004. A sua última realização, “A Guerra”, dedicada à guerra colonial, foi exibida pela RTP entre Outubro e Dezembro de 2007.

Fonte: As Beiras

Sem comentários: