quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

02/02 - Feira do Queijo de Seia

Vai ter lugar no próximo dia 2 de Fevereiro, Sábado de Carnaval, a 31ª edição da Feira do Queijo de Seia. O certame decorrerá durante a manhã nas imediações do Mercado Municipal e contará como habitualmente com Mostras de Queijo, Artesanato, Mel, Ovinos e Cães Serra da Estrela.

O evento promovido pela Câmara Municipal de Seia, através da sua Empresa Municipal de Cultura e Recreio, conta, este ano, com uma melhor definição das orientações da feira e seus objectivos. Neste sentido, tiveram lugar algumas reuniões preparatórias no Município com a presença dos responsáveis das Associações de Produtores, nomeadamente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE), da Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela (AAPNSE), da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) e da Liga de Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (LICRASE). Desses contactos, resultou mais uma vez a vontade de se organizar a Feira em parceria, tendo sido desde logo elaborado um Regulamento para as várias Mostras de produtos. Na Mostra do Queijo, este ano haverá um espaço definido para os produtores de queijo com DOP – Denominação de Origem Protegida e outro para os Produtores que, embora não tenham queijo com DOP, possuem as suas queijarias devidamente licenciadas, para além de um outro lugar para os industriais de lacticínios. Ou seja, todos têm lugar, embora localizados em zonas distintas.

A autarquia convida também para este “dia de festa” todos os pastores da Confraria dos Produtores e Amigos do Queijo Serra da Estrela, de Seia. Para os apicultores está reservada uma tenda gigante, enquanto que para os artesãos haverá stand’s próprios nas imediações do Mercado Municipal. Relativamente a animais, está prevista uma Mostra de Ovinos, que conta com o apoio técnico da ANCOSE e uma Mostra de Cães Serra da Estrela, com o apoio da LICRASE a qual apenas reserva o direito de inscrição aos cães serra da Estrela devidamente certificados.
As inscrições para todos os participantes estão abertas na Câmara Municipal e Juntas de Freguesia até ao próximo dia 18 de Janeiro. O programa da Feira para além destas Mostras de produtos, conta com um programa de animação de rua proporcionado por vários grupos do concelho e pelo Rancho de Oroundo, (Covilhã) as Fanfarras Sacabucha da Castanheira (Guarda) e NemFáNemFum de Famalicão (Guarda). Habitualmente neste dia são mobilizados quase todos os Ranchos e Bandas Filarmónicas do Concelho, num total de 12 agremiações, mas este ano deverá apenas participar uma banda e dois ou três ranchos folclóricos. O programa contempla um Concurso de Doces, promovido pela Escola Profissional da Serra da Estrela, um Desfile de Carnaval de escolas e Jardins de Infância de Seia, uma representação Etnográfica do Rancho Folclórico de Seia e d’ “Os Pastores” de São Romão, o “Carnaval na Neve” do Rotary Clube de Seia e um Encontro Nacional de Carros Minis, promovido pela Associação Clube Minis da Serra da Estrela. Na Feira, o visitante para além de provar o Queijo, o Pão e o vinho poderá ainda entrar na “Tenda Gourmet” onde encontra produtos gastronómicos certificados. Os mais novos terão o espaço dos insufláveis, junto ao Museu do Brinquedo e Posto de Turismo. Durante este dia e os seguintes até ao Carnaval, decorrerá uma Mostra do Borrego nos Restaurantes do Concelho, com o objectivo de sensibilizar os empresários da restauração a inserir nas suas Ementas um prato de Borrego Serra da Estrela, valorizando-se este produto da região. Para tal, os Restaurantes interessados terão apenas de comunicar à Câmara o seu interesse em aderir, para que seja feita a respectiva divulgação dos Restaurantes aderentes.


Sem comentários: